Certificação reflete positivamente para as empresas no aumento reputacional e na diminuição de riscos
Preocupar-se com o bem-estar de seus funcionários é algo imprescindível para empresas que têm uma postura e atuam de forma íntegra e humana. Atualmente, existem certificações para mensuração e reconhecimento de organizações e empreendimentos que oferecem boas condições de trabalho.
Um exemplo disso é a certificação Fitwel, um sistema de classificação internacional que avalia e reconhece edifícios que promovem a saúde e o bem-estar de seus ocupantes. Criada pelo Center for Active Design (CfAD), nos Estados Unidos, visa incentivar a criação de espaços mais saudáveis tanto em ambientes residenciais quanto comerciais.
O selo se baseia em um conjunto de sete estratégias comprovadas cientificamente para melhorar a saúde dos ocupantes dos empreendimentos: Impactar positivamente a sociedade; Reduzir a morbidade e o absenteísmo; Apoiar a equidade social de populações vulneráveis; Inspirar sentimentos de bem-estar; Fornecer opções de alimentos saudáveis; Promover a segurança dos ocupantes; Contribuir para a prática de atividade física.
Como receber a certificação Fitwel?
O processo de obtenção da certificação Fitwel é feito por meio de um sistema on-line, no qual o projeto é registrado e avaliado por especialistas. Ficam aptos a receber o selo os empreendimentos – comerciais ou residenciais – em construção e também aqueles que já estão em funcionamento.
O selo possui três graduações diferentes: uma, duas e três estrelas. Ele é concedido conforme a pontuação, que vai de 90 a 144 pontos e o processo de avaliação do edifício pode durar até 16 semanas.
Por que a Certificação Fitwel é importante?
Segundo o Center for Active Design (CfAD), operador oficial do Fitwel, existem três razões principais pelas quais os edifícios devem considerar obter a certificação:
É comprovado que pessoas que vivem ou trabalham em ambientes certificados Fitwel apresentam uma redução significativa de doenças crônicas, estresse e absenteísmo, bem como um aumento na produtividade e na qualidade de vida. Além disso, contar com esse selo faz com que o empreendimento tenha economias em diversos aspectos, como custos com saúde, energia e água, se tornando mais atraente e valorizado pelo mercado.
Certificação Fitwel no JG1698
O JG1698, empreendimento do Grupo Noster, conta com a Certificação Fitwel The Viral Responde Module (VRM) – módulo de resposta aos vírus, em tradução livre. O selo atesta que o local é capaz de mitigar a transmissão de doenças contagiosas cuja transmissão ocorre pelo ar ou contato de superfícies, como gripe, resfriados e até mesmo a Covid-19.
O JG1698 obteve um score de 92,60% na certificação Fitwel VRM, e por isso recebeu o termo “Distinction”, concedido apenas aos projetos que obtêm score a partir de 90% e, por consequência, representam uma referência no sistema. Foi o primeiro edifício do sul do país a receber o selo e também o único empreendimento corporativo de Curitiba com a chancela. O edifício está localizado na Av. João Gualberto, 1698, no Juvevê.
Para garantir esse reconhecimento, o JG1698 otimizou seu ambiente interno para evitar o contágio de doenças transmissíveis pelo ar ou via contato de superfícies, com cuidados especiais com a ventilação e troca de ar, filtragem e aspectos de limpeza e desinfecção. O empreendimento também encorajou mudanças comportamentais, com protocolos claros para uso de máscaras, lavagem de mãos e serviços especializados e de suporte de saúde.
No JG1698 – e em todos os empreendimentos do Grupo Noster – a confiança e o bem-estar de nossos ocupantes são prioridades. Quer saber mais sobre nossos imóveis? Entre em contato!