A energia solar, uma das fontes de energia mais promissoras e limpas do planeta, está cada vez mais acessível, transformando a forma como consumimos energia. Por ser inesgotável e limpa, já que não emite gases poluentes, contribui efetivamente para a redução das mudanças climáticas.
Com a grande incidência solar em nosso país, o Brasil possui um enorme potencial para a geração de energia solar. Seja em casas, empresas ou indústrias, a energia solar está cada vez mais presente, transformando o cenário energético brasileiro.
Outra fonte de energia limpa e renovável são as hidrelétricas. Ao utilizar a força da água para mover turbinas e gerar eletricidade, essas usinas não emitem gases de efeito estufa, contribuindo diretamente para a redução da poluição do ar e mitigando os efeitos das mudanças climáticas. Também é uma fonte de energia mais confiável e estável, visto que a água dos rios flui de maneira mais constante.
Com mais de 20 anos de experiência na geração de energia, o Grupo Paineira opera atualmente 15 usinas, das quais 12 são hidrelétricas e três solares. Sua capacidade instalada totaliza 320 megawatts. A participação da Paineira supera 123,82 megawatts, além dos projetos em desenvolvimento. O Grupo Noster, por meio da AlleanZa Participações, é investidor da PaineiraPar, contribuindo para a geração de energia limpa e renovável em todo o país, com participações em operações nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Pequi, Sucupira, Cambará, Embaúba; na Usina Elétrica do Prata com as PCHs Água Prata e Água Brava; e na PCH Zeca Golin.
Saiba mais sobre as operações da PaineiraPar e a atuação da AlleanZa Participações:
Localizado em Cambará, Paraná, o Parque Solar Aruna ocupa 15 hectares, equivalente a 21 campos de futebol, construído em uma área desprovida de vegetação nativa. Possui 10.080 painéis solares fotovoltaicos, produzindo 13.300.000 kW hora por ano, o suficiente para abastecer 7.500 residências.
Localizado em Nova Londrina, Paraná, o Parque Solar Nova Londrina, com os mesmos 15 hectares, também foi construído em uma área já sem vegetação e tem instalado 10.440 painéis solares fotovoltaicos, produzindo 14.110.000 kWh por ano, capazes de abastecer até 7.700 residências.
Localizado em Tapejara, Paraná, o Parque Solar Tapejara também ocupa 15 hectares e também foi construído em área livre de vegetação. São 10.440 painéis solares fotovoltaicos, com produção de 13.700.000 kWh por ano, com capacidade para abastecer 7.500 residências.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pequi, com 6,00 MW de potência instalada, entrou em operação comercial em dezembro de 2008, junto ao córrego Saia Branca, na bacia hidrográfica do rio Paraguai, no município de Jaciara, estado de Mato Grosso.
A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Sucupira, com 4,50 MW de potência instalada, entrou em operação comercial em outubro de 2008. Está localizada junto ao córrego Saia Branca, na bacia hidrográfica do rio Paraguai, no município de Jaciara, também no estado de Mato Grosso.
A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Cambará, com 3,50 MW de potência instalada, entrou em operação comercial em dezembro de 2012, junto ao córrego Tenente Amaral, na bacia hidrográfica do rio Paraná, no município de Jaciara, estado de Mato Grosso.
A também CGH Embaúba, com 4,50 MW de potência instalada, entrou em operação comercial em agosto de 2012, localizada junto ao córrego Tenente Amaral, na bacia hidrográfica do rio Paraná, no município de Jaciara, no Mato Grosso.
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Água Prata, com 13,30 MW de potência instalada, entrou em operação comercial em agosto de 2017, junto ao rio da Prata, na bacia hidrográfica do rio Paraná, no município de Juscimeira, estado de Mato Grosso.
A PCH Água Brava, com 13,05 MW de potência instalada, entrou em operação comercial em abril de 2019, localizada junto ao rio Prata, na bacia hidrográfica do rio Paraná, no município de Juscimeira, no estado de Mato Grosso.
Em 2022 foi inaugurada a PCH Zeca Golin, localizada em Anahy, região Oeste do Paraná, com investimentos de aproximadamente R$50 milhões e capacidade instalada de 9,85 MW de potência. Inicialmente registrada como Fazenda do Salto, a usina recém-inaugurada teve seu nome alterado em homenagem a José Carlos Golin, filho de Alfredo Gulin e um dos sócios do Grupo Noster, que infelizmente faleceu antes de conseguir ver a obra concluída.
Somados seus três parques solares, a PaineiraPar tem mais de 30.000 placas fotovoltaicas que acompanham o movimento solar do nascer ao pôr do sol, devido ao sistema de tracker, com uma potência instalada de 21 megawatts, suficientes para abastecer 23.000 residências por ano.
E com suas hidrelétricas, além de gerar energia, desempenha um papel importante no controle de enchentes, na irrigação de áreas agrícolas e no abastecimento de água para consumo humano. A construção desses reservatórios ajuda a regular o fluxo dos rios, evitando inundações em períodos de chuvas intensas e garantindo o fornecimento de água em épocas de seca.
Importante frisar que a energia hidrelétrica também contribui para o desenvolvimento econômico das regiões onde estão localizadas as usinas. A construção e operação dessas usinas geram empregos diretos e indiretos, estimulam a atividade econômica local e atraem investimentos. Na construção da PCH Zeca Golin, por exemplo, foram gerados 140 novos postos de trabalho no município, que possui cerca de 2,7 mil habitantes.
Produzir energia limpa, respeitar o meio ambiente e olhar para o futuro, esse é o compromisso da PaineiraPar, bem como da AlleanZa Participações – e de todo o Grupo Noster.