Investimento imobiliário é uma estratégia que atrai muitos brasileiros, seja pela segurança que proporciona, seja pela possibilidade de obter renda passiva por meio da locação. Mas, afinal, o que faz um imóvel ser atrativo para os investidores?
Os investidores imobiliários tendem a buscar uma série de características em um imóvel para garantir um retorno financeiro sólido e a longo prazo. Os principais fatores que influenciam essa decisão de investimento incluem:
Saiba mais sobre cada item:
Localização
Essa máxima do mercado para investimento imobiliário continua valendo. Os investidores buscam imóveis em regiões com potencial de valorização, próximas a centros comerciais, transportes públicos, escolas, universidades e outros serviços essenciais. Um bom exemplo é o Hall Design, um empreendimento localizado no Centro Cívico – local com grande potencial de crescimento e valorização – que teve uma excelente performance de vendas já em seu lançamento: 30% de VGV (valor geral de vendas) no primeiro dia disponível aos compradores.
Potencial de valorização
O desenvolvimento da região faz toda a diferença para o processo decisivo de investidores de imóveis. Obras de infraestrutura e novos empreendimentos comerciais e residenciais, por exemplo, podem impulsionar a valorização de um imóvel. O fato de o empreendimento ter plantas flexíveis, áreas de lazer completas, segurança e sustentabilidade também ajuda a agregar valor.
Segurança e liquidez
A segurança do investimento e a facilidade de venda de um imóvel também são fatores importantes para os investidores. Imóveis em regiões mais valorizadas e com boa infraestrutura tendem a ter maior liquidez, ou seja, são mais fáceis de vender quando necessário. Existem imóveis que foram pensados para investimento, como o Hall Design, que, com opções de studios de 15m² a 33m², teve como público-alvo investidores que buscavam apartamentos para locações temporárias ou de curto prazo, bem como pessoas que moram no interior e queriam ter um imóvel em Curitiba ou que buscassem morar perto do trabalho, para otimizar o dia a dia.
Demais custos
Outros custos também têm peso na decisão de comprar ou não um imóvel para investir, como é o caso da taxa de condomínio, que se alta pode comprometer a rentabilidade do investimento; os impostos e os gastos com manutenção, visto que imóveis mais antigos podem exigir maiores investimentos.
Quer saber mais sobre o Hall Design? Clique aqui.