Entenda por quê essa certificação é benéfica para os empreendimentos comerciais
Com a difusão das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, em português), muitos empreendedores têm buscado alugar uma sala comercial ou laje corporativa mais sustentável e ecologicamente eficiente, que atenda questões como redução no consumo de energia, maior incidência de luz natural, diminuição da utilização de água e queda de resíduos enviados para aterros sanitários.
É nesse contexto que entra a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, em português Liderança em Energia e Design Ambiental), programa de classificação ambiental da consultoria Green Building Council (GBC) para construções sustentáveis. Reconhecida mundialmente como um selo de práticas verdes na edificação, funciona para todos os edifícios e pode ser aplicada em qualquer fase da construção.
Como receber a certificação LEED
Para receber a LEED, o projeto é analisado por nove parâmetros – Projeto Integrado (IP), Localização e Transporte (LT), Implantação (SS), Eficiência Hídrica (WE), Energia e Atmosfera (EA), Materiais e Recursos (MR), Qualidade Ambiental Interna (IEQ), Inovação (IN) e Prioridade Regional (RP), os quais têm pré-requisitos e recomendações que geram de 40 a 110 pontos para o empreendimento, determinando o nível da certificação (Certified, Silver, Gold ou Platinum).
Benefícios da certificação LEED
Ao receber uma certificação LEED, o empreendimento atesta que se importa com as questões sustentáveis e está cuidando do meio ambiente. Além disso, há benefícios diretos para os proprietários e locatários desses locais, como diminuição dos custos operacionais e de riscos regulatórios, valorização do imóvel, aumento da satisfação e bem-estar dos usuários e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, entre muitos outros.
Certificação LEED na Víncere Locações
O Neo Corporate, por exemplo, tem certificação LEED Gold. Entre suas vantagens, há destaque para a redução de consumo de água e de energia e uso de materiais e tecnologia com baixo impacto ambiental. O edifício também conta com vidros de fachada que permitem a entrada de iluminação natural.
Já o JG 1698 tem a certificação LEED Platinum, a mais alta fornecida pela GBC. Entre os diferenciais do empreendimento é possível destacar as salas com sacadas e floreiras com irrigação automática e o sistema de ar condicionado com renovação do ar. Assista abaixo a um vídeo que explica mais sobre a certificação no empreendimento:
Conheça os empreendimentos da Víncere Locações para saber mais sobre essa certificação!