As certificações têm se tornado cada vez mais relevantes no cenário empresarial contemporâneo. Elas representam um atestado de qualidade, segurança e conformidade com padrões internacionais, conferindo diversos benefícios aos empreendimentos.
Confira nesse texto:
Além de destacarem as empresas no mercado, proporcionando um diferencial competitivo, as certificações para empreendimentos comerciais aumentam a confiança dos clientes e parceiros, fortalecem a reputação da marca e incentivam a companhia a melhorar seus processos, sistemas, produtos e serviços.
Muitas vezes, as certificações são exigidas para participar de licitações públicas ou para exportar produtos e serviços, e algumas estão relacionadas a práticas sustentáveis e de responsabilidade social, como a certificação LEED, o que atrai consumidores conscientes.
Existem diversos tipos de certificações para empreendimentos comerciais, cada uma com seus próprios requisitos e abrangência, como:
• ISO 9001: norma internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ). Serve como um guia para que as empresas possam garantir a consistência na entrega de produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes.
• ISO 45001: norma internacional que especifica os requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho (SSST). Estabelece um conjunto de diretrizes que as empresas podem seguir para proteger a saúde e a segurança de seus colaboradores, visitantes e contratados.
• LEED: a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de classificação internacional desenvolvido pelo Green Building Council (GBC) que avalia o desempenho ambiental de edificações. Ela estabelece critérios rigorosos para design, construção e operação de prédios, incentivando a adoção de práticas sustentáveis em todas as etapas do projeto.
• Fitwel: visa apoiar a criação de melhores espaços de trabalho, aprimorando a saúde, o conforto e o bem-estar de seus ocupantes. Em seu módulo “Viral Response”, tem como objetivo minimizar a transmissão de doenças infecciosas através de determinados protocolos e ações que levam em conta a qualidade do ar e os procedimentos de higiene dos ambientes e superfícies.
A escolha da certificação ideal depende das características e objetivos de cada empresa. É fundamental considerar o setor de atuação, o tamanho da empresa, os produtos e serviços oferecidos, o mercado e os objetivos estratégicos, pois a certificação deve contribuir para o crescimento da empresa.
O JG1698 conta com a Certificação Fitwel The Viral Responde Module (VRM), selo que atesta que o local é capaz de mitigar a transmissão de doenças contagiosas cuja transmissão ocorre pelo ar ou contato de superfícies, como gripe, resfriados e até mesmo a Covid-19. O empreendimento obteve um score de 92,60% na certificação e por isso recebeu o termo “Distinction”, se tornando referência no sistema. Foi o primeiro edifício do sul do país a receber o selo e também o único empreendimento corporativo de Curitiba com a chancela.
O JG1698 também tem a certificação LEED Platinum, a mais alta fornecida pelo Green Building Council (GBC). Entre os diferenciais do empreendimento é possível destacar as salas com sacadas e floreiras com irrigação automática e o sistema de ar condicionado com renovação do ar.
Já o Neo Corporate, torre corporativa do Neo SuperQuadra, possui certificação LEED Gold pelo GBC de construção sustentável, atestando procedimentos como redução de consumo de água e energia, uso de materiais e tecnologia com baixo impacto ambiental, instalação de vidros da fachada que permitem a entrada de iluminação natural, ares-condicionados não poluentes e diversas outras iniciativas.
Quer saber mais sobre nossos imóveis e certificações? Entre em contato e fale com nossos especialistas.