O Grupo Noster e o transporte coletivo de Curitiba

Grupo Noster - 14/05/2024
O Grupo Noster e o transporte coletivo de Curitiba

O Grupo Noster atua no transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana desde o início de suas atividades, em 1949, época em que o sistema público de locomoção de passageiros da cidade, considerado referência no Brasil e no exterior, dava seus primeiros passos.

Sediadas em Colombo, na Região Metropolitana da capital paranaense, a Auto Viação Santo Antônio e a Viação Santo Ângelo mantêm uma frota com mais de 170 veículos. Juntas, as empresas transportam cerca de 2 milhões de passageiros por mês, em mais de 50 linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Em 2023, ambas as empresas conquistaram a importante certificação Great Place To Work® (GPTW), que reconhece os melhores ambientes de trabalho ao redor do mundo. A empresa foi a primeira empresa de transporte coletivo do sul do Brasil a conquistar tal premiação. Para entender como essas empresas chegaram até aqui, precisamos voltar um pouco na história.

O início do transporte coletivo de Curitiba

Tudo começou em 1949, quando Alfredo Gulin, o irmão João e o amigo Mario De Pol fundaram sua primeira empresa de ônibus, a De Pol Gulin e Cia Ltda. Mais tarde, em 1957, os outros quatro irmãos Gulin se uniram e compraram a parte de De Pol. No início, a empresa era composta por 10 lotações da marca Ford, com carrocerias Rasera.

Um tempo depois, os irmãos decidiram mudar o nome da companhia para Transporte Coletivo Glória Ltda. Nessa época, os seis trabalhavam incansavelmente no que fosse necessário, de motorista a cobrador.

Foi também nesse período que, junto a Ney Braga, Alfredo iniciou um grande trabalho para melhorar a organização do transporte coletivo de Curitiba. O aperfeiçoamento foi rapidamente sentido pelos usuários, que passaram a pagar um valor de passagem mais justo e a contar com veículos em melhores condições.

A grande revolução no setor ocorreu em 1955, quando o município estabeleceu contratos de concessão com 13 empresas. Naquela época, a cidade era atendida por 50 ônibus e 80 lotações. O Plano Diretor de Transportes de Curitiba foi considerado um dos mais bem-feitos do mundo.

Os cerca de 360 mil habitantes de Curitiba, em 1960, eram servidos por 14 empresas de ônibus, que transportavam aproximadamente 143 mil usuários por dia em 56 linhas, ao longo de 22 mil quilômetros. No início dos anos 1970, todos os bairros da capital passaram a ser atendidos.

Um dos mais eficientes sistemas de transporte do Brasil

Em 1974, foi implantado o Sistema de Ônibus Expresso, com 20 coletivos circulando em vias exclusivas. À integração física somou-se a integração tarifária, a partir de 1980, com a criação da Rede Integrada de Transporte (RIT), permitindo deslocamentos diversificados a quaisquer pontos da cidade com o pagamento de uma só passagem.

Jaime Lerner, então prefeito de Curitiba, foi o idealizador do sistema chamado metrô de superfície – a conhecida canaleta, que vigora até hoje e é uma das mais bem-sucedidas experiências em transporte urbano no Brasil. 

Atualmente, são 81 km de vias exclusivas, que cruzam a cidade nos sentidos Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste. Os grandes eixos são complementados por 270 km de linhas alimentadoras e 185 km de linhas interbairros, transportando aproximadamente 710 mil passageiros por dia.