Expectativas do setor imobiliário para 2024

Grupo Noster - 12/04/2024
Expectativas do setor imobiliário para 2024

Mercado está extremamente atrativo para o investidor, com financiamento mais barato e queda de juros


Este está sendo um bom ano para o mercado imobiliário, e segundo especialistas, pode ficar ainda melhor. Dados de uma pesquisa sobre imóveis em Curitiba divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, mostram que a queda da inflação, o aumento da geração de empregos e renda e a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) indicam condições favoráveis.

Os cortes na taxa básica de juros, a Selic, também estão impulsionando os lançamentos imobiliários, como as duas realizações da Víncere Incorporadora: o Quadrata Cabral Mall, novo empreendimento que irá mudar o dia a dia do bairro Cabral, com 40 operações entre serviços, lojas e alimentação, e o Hall Design, projeto no Centro Cívico direcionado para investidores do mercado imobiliário, com studios e apartamentos compactos.

Com a recuperação da economia e a retomada das atividades presenciais após o período de pandemia, espera-se uma maior demanda por espaços comerciais, e os grandes centros urbanos continuam sendo focos de interesse para investidores e compradores, devido à sua infraestrutura desenvolvida e oportunidades de emprego.

Tendências tecnológicas no setor imobiliário em 2024

A presença da inteligência artificial no setor imobiliário deve se consolidar neste ano, com a utilização de tecnologias como realidade virtual para facilitar processos de compra, venda e locação de imóveis. O Grupo Noster já está trilhando esse caminho: no Serra Juvevê, empreendimento residencial localizado no bairro Juvevê, os compradores recebem, junto com seu apartamento, acesso a um aplicativo de realidade aumentada, no qual é possível visualizar onde ficam todas as instalações elétricas, hidráulicas e de gás, o que facilita na hora de fazer obras e manutenções.



As visitações virtuais também estão ganhando espaço no universo imobiliário, embora com menos força. Elas trazem comodidade e facilitam negociações em que o possível comprador ou locador esteja em outra cidade, por exemplo.

Sustentabilidade continua fundamental

Há alguns anos uma tendência do mercado imobiliário tem se repetido: empreendimentos cada vez mais sustentáveis. Já existem várias técnicas que permitem o uso otimizado de materiais, a redução de desperdícios, o descarte correto de lixo e a utilização de energias renováveis e limpas, entre outros, e tais procedimentos continuam em alta consideração para quem busca adquirir um imóvel e até mesmo investir no setor.

Além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, imóveis sustentáveis têm menos gastos com água e luz e geram mais segurança e praticidade no dia a dia dos habitantes. O Grupo Noster é um exemplo a ser seguido nesse assunto. Seu último lançamento corporativo, entregue no ano passado, o JG1698, possui certificação LEED Platinum por sua construção e práticas sustentáveis e certificação Fitwel Viral Response Module (VRM), que visa práticas para mitigar a transmissão viral em edifícios e proteger a saúde dos ocupantes. Já o Neo Corporate, integrante do complexo Neo SuperQuadra, é certificado pela IGBC internacional com o selo LEED Gold, o qual atesta a sua adoção de práticas de construção sustentável.

O que achou das expectativas do mercado imobiliário para 2024? Podemos dizer que é um cenário de crescimento e oportunidades para compradores e para investidores, impulsionado pela retomada econômica e pela busca por moradias e espaços comerciais adequados às novas demandas e necessidades da população brasileira.

Se você quer aproveitar os bons indicadores para adquirir ou locar um imóvel, venha conversar com a gente. Temos excelentes opções tanto residenciais quanto comerciais.