O impacto positivo do Grupo Noster na sociedade vai muito além dos negócios
Anna Delourdes deixou um legado muito nobre e importante para seus descendentes. Além de criar os oito filhos e apoiar Alfredo Gulin em todos os seus empreendimentos, a matriarca dedicou sua vida ao cuidado aos que mais precisavam, estabelecendo o que viria a ser o compromisso social do Grupo Noster.
Tudo começou com seu trabalho voluntário na Associação Pia União de Santo Antônio, organização sem fins lucrativos de apoio a crianças e idosos. Inicialmente, fazia trabalhos manuais junto a outras voluntárias, confeccionando roupas, cobertores, enxovais para recém-nascidos, os quais eram doados para as famílias carentes cadastradas na entidade. Anna também distribuía alimentos, roupas e demais itens em instituições de assistência pela cidade, como abrigos e albergues, e auxiliava o público na emissão de documentos.
Em 1990, já presidente da Pia, dedicou seus esforços na construção do CEI – Centro de Educação Infantil Santo Antônio de Pádua, em atividade até hoje no Boqueirão. O local conta com uma equipe multidisciplinar e altamente treinada para atender, em tempo integral, até 160 crianças de zero a três anos, com o apoio do Grupo Noster. Hoje em dia, o grupo também apoia o Lar Antônia, entidade pertencente à Pia que recebe crianças de até cinco anos em situação de risco encaminhadas pelo Poder Judiciário, cujos responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de exercer o cuidado e a proteção.
De acordo com Ana Iria, filha de Anna e Alfredo e presidente do Conselho de Família do Grupo Noster, além da doação de alimentos, roupas, brinquedos e materiais escolares, o grupo impacta diretamente na educação oferecida a essas crianças. “A gente leva cursos para os professores, para o desenvolvimento deles. Conversamos com eles e entendemos o que precisam. Para mim, que sou pedagoga, essa parte é fundamental”, diz.
Dentre outras ações pela cidade, como os R$ 100 mil doados para a Santa Casa de Curitiba durante a pandemia de covid-19, o Grupo Noster também realiza um bazar anual em suas empresas Auto Viação Santo Antônio e Viação Santo Ângelo, ambas certificadas com o selo GPTW. O valor arrecadado no bazar é revertido para os próprios funcionários, podendo ser usado no auxílio de pessoas que estão afastadas por motivos de saúde, que estão passando por alguma necessidade ou até mesmo para comemorações internas. O grupo também faz o intermédio entre colaboradores das empresas de transporte e as entidades da Pia, colocando os primeiros em contato com famílias atendidas que precisam de assistência.
Com toda a certeza, Anna Delourdes ficaria muito feliz em vez que seus herdeiros e as empresas incorporaram sua cultura e seguem o compromisso social do Grupo Noster.