Boas áreas comuns trazem muitas vantagens para os negócios
Assim como ocorre em prédios residenciais, as áreas comuns em prédios corporativos são espaços compartilhados por todos os inquilinos, proprietários, colaboradores e visitantes. Elas abrangem desde áreas de circulação, como corredores e elevadores, até espaços de lazer, como salas de descanso e academias.
Áreas comuns bem projetadas desempenham um papel fundamental na vida de um empreendimento comercial, pois promovem integração e networking, contribuem para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, aumentam o valor do imóvel e garantem segurança e acessibilidade.
Além da sala de reunião
Quando falamos de áreas comuns em prédios corporativos, a primeira coisa que costuma vir à cabeça é a sala de reunião. Esse ambiente é, de fato, imprescindível em um imóvel comercial, todavia, contar com portaria 24h, elevadores modernos e que atendam bem a todos os andares, centro de convenções/auditórios e, sobretudo, uma administração eficiente é o que realmente faz um imóvel comercial atuar para o aumento do sucesso de um negócio.
Os desafios da gestão de áreas comuns em prédios corporativos
Ao comprar ou alugar uma sala comercial ou laje corporativa, é preciso conhecer bem a gestão do local, não só para o cuidado com as áreas comuns, mas também para a resolução descomplicada de qualquer outro problema. Uma administração efetiva e acessível pode fazer toda a diferença no trato com os proprietários e locatários e no suporte de qualquer necessidade, afinal, é preciso saber com quem contar em casos de emergências.
Entre os desafios da gestão de áreas comuns em prédios corporativos estão:
– Diversidade de usuários: esses locais geralmente abrigam empresas de diferentes portes e segmentos, o que exige flexibilidade e adaptabilidade na gestão das áreas comuns.
– Resolução de conflitos: é normal acontecer conflitos de interesses entre os usuários das áreas comuns, por exemplo em relação ao uso de salas de reunião, por isso, a gestão precisa saber lidar com essas questões e apresentar soluções rápidas e que deixem os condôminos satisfeitos.
– Manutenção constante: as áreas comuns exigem manutenção frequente para garantir a segurança, o conforto e a estética do local.
– Custos de gestão: os custos de gestão das áreas comuns podem ser altos, portanto, a gestão precisa ser, além de eficiente, transparente sobre todos os recursos do condomínio.
Mais qualidade de vida
Boas áreas comuns em prédios corporativos resultam em mais qualidade de vida para todos aqueles que frequentam o local, principalmente os funcionários das empresas, que tendem a passar boa parte de seus dias no escritório. Trabalhar em um local de fácil acesso, agradável esteticamente e com diversas facilidades gera mais satisfação e produtividade, o que impacta diretamente na receita das organizações. Também são um diferencial que contribui para a valorização do imóvel, em casos de compra para investimento.
O Grupo Noster tem três empreendimentos com salas e lajes corporativas disponíveis para locação: World Business, Neo Corporate e JG1698, e todos contam com uma gestão profissionalizada preparada para facilitar a vida de seus locatários e trazer benefícios às suas empresas. Clique aqui e saiba mais.