Empresa contribui para a geração de energia em todo o país
Os negócios do Grupo Noster integram setores estruturais da economia e têm como preceitos eficiência operacional, integridade nas práticas de negócio e respeito aos funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e investidores.
Um desses setores é o de geração de energia. Por meio da AlleanZa Participações, o Grupo Noster contribui para a geração de energia limpa e renovável em todo o país, com participações em operações nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Pequi, Sucupira, Cambará, Embaúba; na Usina Elétrica do Prata com as PCHs Água Prata e Água Brava; e na PCH Zeca Golin.
A AlleanZa Participações também é sócia da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) nas Centrais Elétricas do Rio Jordão S.A (ELEJOR) e no Complexo Energético Fundão Santa Clara (CEFSC), na Bacia do Rio Iguaçu, o qual contribui com o Sistema Interligado Nacional brasileiro com a capacidade instalada de 246,10 MW de geração elétrica, energia suficiente para abastecer um município de mais de 1,8 milhão de habitantes.
Em 2022 foi inaugurada a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Zeca Golin, localizada em Anahy, região Oeste do Paraná, com investimentos de aproximadamente R$50 milhões e capacidade instalada de 9,85 megawatts (MW) de potência.
Inicialmente registrada como Fazenda do Salto, a usina recém-inaugurada teve seu nome alterado em homenagem a José Carlos Golin, filho de Alfredo Gulin e um dos sócios do Grupo Noster, que infelizmente faleceu antes de conseguir ver a obra concluída.
A hidrelétrica, localizada no rio Sapucaia, entre os municípios de Anahy e Iguatu, levou 24 meses para ser construída e sua geração média será de 47.390 MWh/ano de energia elétrica. Sua construção criou 140 novos postos de trabalho no município, que possui cerca de 2,7 mil habitantes.